segunda-feira, 2 de junho de 2014

XXXI - MOXICO, DESTINO FINAL

-FARDA OU FARDO?-
Finda a Operação, regressámos à Estação de Cangumbe, para onde convergiram todas as Companhias do Batalhão. Novo Comboio Especial nos esperava para nos transportar para a Estação do Luso, cidade hoje denominada de Luena – nome do Rio muito próximo, afluente, pela margem direita, ainda em Angola, no Cazombo, do grande Rio Zambeze, que atravessa vários países, inclusive Moçambique –, capital do Distrito do Moxico, nosso destino final. Aproveito para procurar de novo o “Tatarelho” mas, mais uma vez, estava ausente … tinha ido a Silva Porto, a uma Consulta Médica. Nunca mais o encontrei … até aos dias de hoje. Não sei se ainda é vivo. Espero que sim.

A MESMA ESTAÇÃO NA ACTUALIDADE




ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO LUSO














Chegados finalmente à Estação do Luso ficamos a saber que a nossa missão consistiria em dar proteção à construção duma estrada - com introdução de melhoramentos da picada já existente, nomeadamente o seu alargamento e corte de algumas curvas, para posterior alcatroamento - que liga o Luso a Vila de Gago Coutinho, localidade já muito próxima da fronteira da Zâmbia, a uns bons quilómetros abaixo do conhecidíssimo Quadrado do Cazombo, como era (ainda é) designado o território angolano que penetra no da Zâmbia, em termos geográficos. Distribuição das Companhias? É-nos dito que, para compensar o nosso isolamento nas Terras-do-Fim-do-Mundo durante quase um ano, a Companhia 2506, a minha Companhia, ficaria instalada dentro da BTR, Bataria de Artilharia de Campanha, nas imediações da cidade do Luso. As outras – CCS, 2504 e 2505 – iriam ser distribuídas ao longo dessa estrada, perigosamente conhecida pelas suas minas e emboscadas constantes, área cuja guerrilha atuante era a da UNITA e do MPLA, que se guerreavam mutuamente. As Companhias do Batalhão instalariam bases fixas, a 2505 no Canaje e a CCS, juntamente com a 2504, mais a sul, no Lucusse, e as suas tropas deslocar-se-iam na tarefa predeterminada, acompanhando as obras à medida que estas progredissem na quilometragem.
ESTRADA A MELHORAR E A PROTEGER

CIDADE DO LUSO TOTALMENTE PLANA











Avançaram para a Estrada, rumo ao seu destino, e nós dirigimo-nos para a BTR em cujas instalações só havia lugar para as Praças. Como a distância ao Luso é de pouquíssimos quilómetros, os Graduados, não estando de serviço, teriam que dormir fora desse Quartel, pelo que houve necessidade de providenciar por alojamento. Havia um Hotel destinado a Oficiais, mas quase sempre lotado, pelo que os restantes Graduados e os que lá não conseguiram lugar procuraram alugar uma casa. Foi o que fiz, conjuntamente com outros, portanto, em grupo. O edifício ficava situado mesmo ao lado do do Comando da ZIL – Zona de Intervenção Leste – cujo Comandante era o então Brigadeiro Bettencourt Rodrigues, que, posteriormente, em 1973, já com o Posto de General, substituiu o General Spínola no CTI Guiné. Curiosamente, os quartos estavam colocados contiguamente ao Posto de Transmissões do Comando, apenas separados por uma parede, pelo que ouvíamos permanentemente os “cânticos” dos Operadores no som monótono de mensagens … até nos habituarmos a ele e já não nos incomodar.

IGREJA


LUSO HOTEL













Ironia do destino: na área do Lucusse, onde a UNITA fez várias emboscadas a pessoal nosso e colocou minas, foi precisamente o local onde Jonas Malheiro Savimbi haveria de ser abatido em 22.02.2002 pelas FAPLA (Forças Armadas Angolanas após a Independência). É no Cemitério do Luso (agora Luena) que ele se encontra sepultado.

Carlos Jorge Mota

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