segunda-feira, 7 de abril de 2014

XXV - REGRESSO AO BATALHÃO A LUANDA E...NOTÍCIA ARRASADORA

-FARDA OU FARDO?-
Depois de cerca de um ano de separação do nosso Batalhão, finalmente regressámos ao seu seio. Marchámos para Luanda novamente por estrada alcatroada, fora de zona de atuação do IN, mas com percurso ligeiramente diferente do da vinda para Serpa Pinto: tomámos a via de Chitembo, em vez de Artur de Paiva, e passámos pelo Chinguar, muito perto de Nova Lisboa. Parámos finalmente em Quibala para reabastecimento na Unidade de quadrícula de lá, onde pernoitámos. Dia seguinte, logo pela manhãzinha, arrancámos com destino final ao Grafanil, com passagem pelo Dondo, linda localidade nas margens do Rio Lucala, que ali se junta ao Rio Cuanza, de que é afluente. Finalmente juntos, de novo, na capital. E refeição quente à nossa espera, após mais dois dias a Ração de Combate.

EM QUIBALA
Somos então sabedores que a vida das outras Companhias, sob o ponto de vista de atuação militar, tinha sido bastante dura durante aqueles meses da nossa ausência. A CCS, através do seu PelRec (Pelotão de Reconhecimento), que incluía uma Secção de Sapadores (homens especializados em Minas e Armadilhas), tinha sido destacada inúmeras vezes para missões ao Norte de Angola, embrenhando-se em plena zona de Selva, suscetível de contactos frequentes com o IN, fosse a fazer escoltas aos denominados MVL’s (Movimento de Viaturas Logísticas),  isto é, colunas de camiões civis transportando toda a logística, quer a militar quer a destinada à atividade civil normal das localidades por onde passavam, fosse também em tarefas de fornecimento de Mantimentos e Munições a Unidades mais isoladas. As outras duas Companhias Operacionais,  a 2504 e a 2505, também ficaram incumbidas de ações bem perigosas, nomeadamente do controlo de áreas das margens do Rio Dange, de cuja ponte principal ficaram alguns meses a manter segurança. Tiveram aí diversas baixas, quer em mortos quer em feridos.

Fazendo uma comparação objetiva, concluímos então, nesse momento de chegada, que a nossa Guerra até tinha sido menos penosa, apenas o isolamento de centenas de quilómetros a sul da civilização nos foi muito adverso.

Como tomámos logo conhecimento que iríamos ser destacados a curto prazo para Operações no Norte e que brevemente nos seriam apontados novos destinos definitivos, procurámos tirar partido da vida de Luanda o máximo possível, principalmente da noturna, até porque a quase totalidade do pessoal (não foi o meu caso, pois tive férias nesse período) já não via uma mulher há muitíssimos meses.

Eu, pessoalmente, voltei a aboletar-me em casa do tio do meu amigo de infância Francisco Fontes, pertinho da Vila Alice, para minha melhor comodidade e, principalmente, para convívio tipo familiar. Só que o Fontes estava já perto do fim da sua Comissão … mas também eu brevemente voltaria para o Mato, com o final da minha ainda a uns 10 meses de distância temporal.

Dia 29 de agosto de 1970, estando nós os dois a conversar, digo-lhe eu: “eh pá, não sei o que se passa, não recebo carta nem de casa nem da Vitória (minha namorada) há um bom par de dias”. Ele ficou tenso, reflexivo, até que disparou: “olha lá, tu tens que saber e tens que saber mesmo: o teu pai faleceu. Recebi há uns dias a notícia de minha casa”. Meu pai tinha partido para a sua última viagem no dia 16 anterior. Uma carta do Porto para Luanda demorava, nessa altura, dois dias a chegar ao destino, no máximo três. No dia seguinte à expedição estava em Lisboa e seguia no avião da TAP, diário, logo de imediato. Os CTT estavam instruídos para dar prioridade ao Correio destinado a Militares pois é dos livros que a Retaguarda de qualquer Guerra é fundamental para manter o elevado espírito moral das Tropas. E um destinatário militar era distinguido pela sua visível designação. Era escrito o Posto, o Nome e o Código do S.P.M. (Serviço Postal Militar). A cada subunidade (Companhia) era atribuído um número composto por 4 algarismos, sendo que o último se reportava à Região Militar respetiva ou ao CTI (Comando Territorial Independente)  Guiné, que era 8. No caso de Angola era 6. O meu S.P.M. era o 7416.

Foi um choque terrível no meu coração, embora a notícia não fosse propriamente inesperada. Fomos ao cinema nessa noite, eu tentando espairecer um pouco a minha cabeça e ele a fazer a descompressão por algo muito dificultoso que tinha para narrar …
                       
 Carlos Jorge Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário