domingo, 13 de abril de 2014

XXVIII - O TATARELHO APONTA-ME A G-3

-FARDA OU FARDO?-
Chegados à Estação de Cangumbe, acampámos na zona exterior à Unidade ali instalada, fora do arame-farpado, num terreno desmatado e ligeiramente inclinado para o lado da via-férrea. Partiríamos cedo, pois o nosso objetivo distanciava daí uns cento e oitenta quilómetros para norte, a percorrer por picada perigosa dada a forte presença do IN nas imediações, zona da UNITA, terra-natal do seu Chefe. Feita a necessária segurança, em semi-círculo, pois de um dos lados situava-se o Aquartelamento de Quadrícula, procurámos descansar e dormir algumas horas, nos nossos sacos-cama.
QUARTEL EM CANGUMBE

Já bem noitinha, após ter dormido um pouco, sinto uma enorme vontade de satisfazer necessidades fisiológicas primárias. Se fosse reequilibrar fluidos, seria fácil, mas não, era mais completo. “E agora? Onde vou?” Sair do perímetro de segurança, naquela escuridão, seria desaconselhável. Lembrei-me, então: “e por que não ir dentro do Quartel aqui mesmo ao lado? “. Eles, por razões óbvias militares, de noite tinham uma pequena zona, virada para a Estação, e dentro do arame-farpado, permanentemente iluminada. A sentinela, desse lado, estava postada no interior duma fortificação tipo casamata, e quem para lá olhasse via unicamente a ponta do cano da espingarda, mas ela (sentinela) avistava tudo para fora. Eles tinham conhecimento que estava ali tropa. Todavia, há que preservar as elementares regras de segurança. Logo que me aproximo do arame para transpor a entrada, ouço uma voz, cumprindo o regulamentado: “Quem vem lá faz alto!”, mantendo a Espingarda-Metralhadora G-3 apontada para mim. Parei, disse que era da Companhia de Caçadores que estava no exterior e que precisava de ir ao WC. Cito o meu Posto e o meu Nome, e ele, mais uma vez, em obediência às regras estabelecidas, ordena categoricamente: “Avance ao reconhecimento!”. Ando uns passos e entro na zona iluminada. É então que ouço uma voz dizer, duma forma eufórica: “Oh Mota, estás aqui?”. Tratava-se de um rapaz que andou comigo na Escola Primária cujo nome não sabíamos porque lhe chamávamos “O Tatarelho”, dado que ele se exprimia duma forma muito peculiar. Ficou conhecido com essa alcunha, mas também não considerava isso um anátema e convivia bem com a situação. Acabada a Escola Primária, não pertencendo ele ao grupo de privilegiados que foi estudar, contrariamente à minha pessoa, com 10 anos começou a trabalhar, e nunca mais o vi, pois cada um seguiu o seu destino. Abraçámo-nos com visível emoção … sem ele abandonar o seu posto e vigilância, obviamente, e lá fui eu ao meu desiderato.

Manhã cedo, com uma das Berliets à cabeça da coluna, por evidente prevenção de eventuais minas na picada – a viatura pesada logicamente tem maior poder de absorção do impacto do engenho, mas também protegida com inúmeros sacos de areia, tal qual as viaturas ligeiras Unimogues – arrancámos para o local previamente definido onde iríamos bivacar para, daí, a Companhia efetuar as Operações Militares previamente definidas e cujo PC (Posto de Comando) se encontrava na CCS do Batalhão.


Carlos Jorge Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário