quarta-feira, 7 de março de 2012

UM VAGOMESTRE “INGÉNUO”!!!

História de um tabuleiro…
Era início de tarde, tínhamos acabado de montar o acampamento, depois de termos feito o percurso entre a Fazenda Maria Fernanda e o Dange, bem junto à ponte ainda em construção.

Ponte Rio Dange

A mudança, corria bem, tudo estava no seu lugar, até que fomos confrontados com a necessidade de fabricar o pão, tão importante como imprescindível, numa refeição. Parecia existir, tanto os ingredientes, como o equipamento, necessários, para que nada pudesse perturbar a nossa estadia (ainda que curta, naquele lugar), parecia, porque estava faltando um tabuleiro, que segundo o padeiro, não seria possível levar esta tarefa a bom porto.
Cozinha De Campanha
Informado o Comandante de Companhia, rapidamente chegámos a uma “solução”, foi chamado o carpinteiro, que garantiu que a partir do corte duma árvore, conseguiríamos as tábuas suficientes para fazer um tabuleiro. Providenciamos uma escolta, uma viatura e respetivo condutor, com o vagomestre e o carpinteiro (munido dum serrote), e assim, seguimos para o interior da mata. Procuramos aí, uma árvore que satisfizesse os nossos objetivos, mas desiludidos, chegámos à conclusão, que por aquele meio, não conseguiríamos cumprir, a nossa tarefa, regressámos então ao acampamento. 
Aí chegados, surpresa, o padeiro fabricava o tão desejado pão, que colocava num tabuleiro para fermentar e de seguida ir ao forno.

Como seria possível construir um tabuleiro,a partir duma árvore verde, num espaço de tempo tão curto!? Só mesmo, dum vagomestre “ingénuo”!!!


F Santos



1 comentário:

  1. Dedico esta história, com amizade, ao ex-furriel de enfermagem, Domingos Soares Cardoso, "O Poveiro".

    ResponderEliminar